Climate Science Glossary

Term Lookup

Enter a term in the search box to find its definition.

Settings

Use the controls in the far right panel to increase or decrease the number of terms automatically displayed (or to completely turn that feature off).

Term Lookup

Settings


All IPCC definitions taken from Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Annex I, Glossary, pp. 941-954. Cambridge University Press.

Home Arguments Software Resources Comments The Consensus Project Translations About Donate

Twitter Facebook YouTube Pinterest

RSS Posts RSS Comments Email Subscribe


Climate's changed before
It's the sun
It's not bad
There is no consensus
It's cooling
Models are unreliable
Temp record is unreliable
Animals and plants can adapt
It hasn't warmed since 1998
Antarctica is gaining ice
View All Arguments...



Username
Password
Keep me logged in
New? Register here
Forgot your password?

Latest Posts

Archives

Climate Hustle

 O efeito CO2 está saturado?

O que a ciência diz...

A noção de que o efeito CO2 está 'saturado' se baseia em um mal entendido sobre o funcionamento do efeito estufa.

Argumento cético...

O efeito CO2 está saturado

"Cada unidade de CO2 que você coloca na atmosfera tem cada vez menos impacto sobre o aquecimento. Uma vez que a atmosfera atinge o ponto de saturação, entradas adicionais de CO2 não têm realmente grande impacto. É como colocar isolamento no seu sótão. Eles recomendam uma quantidade, depois disso você pode empilhar o isolamento até o telhado que não terá nenhum impacto adicional." (Marc Morano, citado por Steve Eliot)

A ideia equivocada de que o Efeito Estufa está 'saturado', e que adicionar mais CO2 não terá virtualmente nenhum efeito, está baseada em um simples equívoco sobre o funcionamento do Efeito Estufa.

O mito diz o seguinte:

  • O CO2 absorve quase toda a radiação infravermelha (calor) que deixa a superfície da Terra que ele é capaz de absorver. Verdade!
  • Portanto, adicionar mais CO2 não fará com que mais radiação IV seja absorvida na superfície. Verdade!
  • Portanto, adicionar mais CO2 não pode causar mais aquecimento. FALSO!!!

Aqui está o porquê; ele ignora a aritmética mais simples.

Se o ar está absorvendo somente o calor da superfície, então ele deveria ficar cada vez mais e mais quente. Neste ponto a Terra já teria virado cinzas de tanto absorver calor. Mas surpreendentemente, não virou! O que está faltando?

O ar não apenas absorve calor, ele também perde! A atmosfera não apenas absorve radiação IV (calor) da superfície. Ela também irradia radiação IV (calor) para o espaço. Se esses dois fluxos de calor estão em equilíbrio, a atmosfera não aquece ou resfria - ela permanece igual.

Façamos uma analogia simples:

Nós temos um tanque de água. Uma bomba enche o tanque com água a, talvez, 100 litros por minuto. E um tubo de saída remove a água do tanque à velocidade de 100 litros por minuto. O que está acontecendo com o nível de água no tanque? Ele permanece estável porque os fluxos para dentro e para fora do tanque são iguais. Em nosso exemplo, a bomba que adiciona água representa a absorção de calor pela atmosfera; a água saindo pelo tubo representa o calor sendo irradiado para o espaço. E o volume de água dentro do tanque é a quantidade de calor na atmosfera.

O que podemos fazer para aumentar o volume de água no tanque?

Podemos aumentar a velocidade da bomba que adiciona água ao tanque. Isso aumentaria o nível da água. Mas, se a bomba já estiver funcionando na sua velocidade máxima, não vou conseguir adicionar água mais rápido. O que seria compatível com a afirmação "está saturada": a bomba não pode funcionar mais rápido, assim como a atmosfera não pode absorver o calor do Sol mais rápido.

Mas, e se restringirmos a saída, de modo que seja mais difícil para a água sair do tanque? A mesma quantidade de água está entrando, mas menos água está saindo. Então o nível de água no tanque irá subir. Nós podemos mudar o nível da água no nosso tanque sem mudar a quantidade de água que está entrando, mas mudando a quantidade de água que está saindo.

water tank

Da mesma forma, nós podemos mudar a quantidade de calor na atmosfera restringindo a quantidade de calor que sai dela, ao invés de aumentar a quantidade que está sendo absorvida por ela.

É assim que o Efeito Estufa funciona. Os gases de efeito estufa, tais como o dióxido de carbono e o vapor d'água absorvem a maior parte do calor que deixa a superfície da Terra. Então, sua concentração determina quanto calor escapa do topo da atmosfera para o espaço. É o que acontece no topo da atmosfera que importa, não o que acontece próximo à superfície.

Então, como mudanças na concentração de um gás de efeito estufa alteram a quantidade de calor que escapa do topo da atmosfera? À medida que subimos mais alto na atmosfera o ar se torna mais fino. Há menos gases, incluindo os de efeito estufa. Em algum momento o ar se torna tão fino que qualquer calor irradiado escapa para o espaço. A quantidade de calor que escapará para o espaço a partir dessa altitude dependerá de quão frio o ar estiver. Quanto mais frio o ar, menos calor ele irradiará.

atmosphere
(OK, eu sou Australiano por isso esta imagem me atrai)

Então, se adicionarmos mais gases de efeito estufa, o ar precisará ficar mais fino antes que o calor seja capaz de escapar para o espaço. Portanto, isso só poderá acontecer bem alto na atmosfera. Onde é mais frio. Assim, a quantidade de calor escapando é reduzida.

Ao adicionar gases de efeito estufa, forçamos a radiação para o espaço a partir de um ar mais frio, mais alto, reduzindo o fluxo de radiação para o espaço. E há ainda margem para mais gases de efeito estufa empurrarem 'essa ação' cada vez mais alto, para um ar cada vez mais frio, restringindo ainda mais a taxa de radiação para o espaço.

O Efeito Estufa não está nem remotamente Saturado. Mito desfeito!

Refutação básica escrita por dana1981


Atualizado em Julho de 2015:

Videoaula relacionada ao assunto do Denial101x - Making Sense of Climate Science Denial

 

Última atualização em 07 de Julho de 2015 por pattimer. Ver Arquivos

Translation by claudiagroposo, . View original English version.



The Consensus Project Website

THE ESCALATOR

(free to republish)

Smartphone Apps

iPhone
Android
Nokia

© Copyright 2018 John Cook
Home | Links | Translations | About Us | Contact Us