Climate Science Glossary

Term Lookup

Enter a term in the search box to find its definition.

Settings

Use the controls in the far right panel to increase or decrease the number of terms automatically displayed (or to completely turn that feature off).

Term Lookup

Settings


All IPCC definitions taken from Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Annex I, Glossary, pp. 941-954. Cambridge University Press.

Home Arguments Software Resources Comments The Consensus Project Translations About Donate

Twitter Facebook YouTube Pinterest

RSS Posts RSS Comments Email Subscribe


Climate's changed before
It's the sun
It's not bad
There is no consensus
It's cooling
Models are unreliable
Temp record is unreliable
Animals and plants can adapt
It hasn't warmed since 1998
Antarctica is gaining ice
View All Arguments...



Username
Password
Keep me logged in
New? Register here
Forgot your password?

Latest Posts

Archives

Climate Hustle

A Oscilação Decadal do Pacífico não está causando o aquecimento global

O que a ciência diz...

A ODP não apresenta tendências, portanto ela não é responsável pela tendência do aquecimento global.

Argumento cético...

É a Oscilação Decadal do Pacífico

"A Oscilação Decadal do Pacífico (ODP) é um padrão de temperatura no Oceano Pacífico que dura cerca de 20 a 30 anos na fase fria ou quente. Em 1905, a ODP mudou para uma fase quente. Em 1946, mudou para uma fase fria. Em 1977, mudou para uma fase quente. Em 1998, a ODP mostrou alguns anos frios. Observe que as fases frias parecem coincidir com os períodos de resfriamento (1946-1977) e as fases quentes parecem coincidir com períodos de aquecimento (1905-1946, 1977-1998)." (The Reference Frame)

A Oscilação Decadal do Pacífico (ODP) é um fenômeno climático que ocorre, principalmente, no Oceano Pacífico Norte. A "oscilação" acontece entre fases quentes (valores positivos) e frias (valores negativos) que podem permanecer de 10 a 40 anos. As fases estão associadas às mudanças nas temperaturas da superfície do mar (TSM). Enquanto as causas da ODP permanecem desconhecidas, seus principais efeitos parecem ser mudanças nos ecossistemas marinhos do nordeste do Pacífico e alteração na trajetória da corrente de jato.

Contudo, é importante notar que essas fases não são imutáveis; frequentemente há curtos períodos de 1-5 anos quentes durante a fase fria e vice-versa. Em segundo lugar, as fases "quentes" e "frias" são menos ilustrativas do que parecem. O período frio, por exemplo, está na verdade associado às temperaturas extremamente altas da superfície do mar no Pacífico Norte (ver imagem abaixo).

 

Figura 1: Fase quente (esquerda) e fase fria (direita) da ODP. Imagem cortesia de JISAO.

Uma forma de testar a teoria cética é traçar a Anomalia da Temperatura Global junto com o Índice da ODP (mostrados abaixo). O que encontramos é que embora o índice da ODP pareça influenciar mudanças de curto prazo na temperatura, as temperaturas globais têm uma tendência ascendente evidente, enquanto o índice da ODP não.

Figura 2: Índice da Oscilação Decadal do Pacífico (azul, Universidade de Washington) versus Anomalia da Temperatura Global (vermelho - Temp. GISS). Foram adicionadas linhas suavizadas (linhas azuis e vermelhas mais largas) e linhas de tendência (linhas retas mais largas).

Oscilações naturais como as da ODP simplesmente fazem o calor circular dos oceanos para o ar e vice-versa. Elas não têm a capacidade de criar ou reter calor, portanto elas não são capazes de causar uma tendência de aquecimento de longo prazo, apenas variações de temperatura de curto prazo. Basicamente, elas são um exemplo de variabilidade interna, não uma forçante radiativa externa. Se a ODP fosse responsável pelo aquecimento da superfície, os oceanos estariam esfriando, o que não é o caso.

Esses resultados são esperados. A tendência de aquecimento de longo prazo é resultado de um desequilíbrio energético causado principalmente pelo aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera.  Por outro lado, a ODP é um processo interno e não aumenta nem diminui a energia total no sistema climático.

Última atualização em 16 de Setembro de 2010 por Nicholas Berini.

Translation by claudiagroposo, . View original English version.



The Consensus Project Website

THE ESCALATOR

(free to republish)

Smartphone Apps

iPhone
Android
Nokia

© Copyright 2018 John Cook
Home | Links | Translations | About Us | Contact Us