Quão confiáveis são as medições de CO2?
O que a ciência diz...
Os níveis de CO2 são medidos em centenas de estações espalhadas em 66 países, sendo que todas registram a mesma tendência de aumento.
As medições de CO2 são suspeitas
"A curva de Keeling, amplamente usada para mostrar o aumento nas emissões de CO2, se baseia nos dados do topo da Montanha Mauna Loa, no Havaí. O Mauna Loa é um vulcão e não me parece que um vulcão seja o melhor lugar para se fazer medições de CO2" (disinter)
O gráfico a seguir mostra os níveis de CO2 atmosférico ao longo dos últimos 10.000 anos. Para os níveis de CO2 anteriores a 1950, foram usados os dados de testemunhos de gelo. Para os valores após 1950, foram usadas as medidas obtidas em Mauna Loa, Havaí.
Figura 1: níveis de CO2 (partes por milhão) nos últimos 10.000 anos. Testemunhos de gelo da Antártica: linha azul, Domo Taylor (NOAA); linha verde, Domo Law (CDIAC). Linha vermelha, medidas registradas em Mauna Loa, Havaí (NOAA).
Mauna Loa é frequentemente usada como um exemplo do aumento dos níveis de dióxido de carbono por ser a série continua e mais longa de medições de CO2 atmosférico. O motivo pelo qual é aceitável usar Mauna Loa como um indicador para os níveis de CO2 global é que o CO2 se mistura completamente na atmosfera. Consequentemente, a tendência do nível de CO2 em Mauna Loa (1,64 ppm/ano) é estatisticamente indistinguível da tendência global (1,66 ppm/ano). Se o CO2 global fosse usado na Figura 1 acima, o formato "taco de hockey" resultante seria idêntico.
Figura 2: CO2 atmosférico global (NOAA) versus CO2 de Mauna Loa (NOAA).
O vídeo a seguir é um exemplo gráfico de onde vêem os nossos dados dos níveis de CO2. Ele mostra medições de CO2 na superfície variando sobre diferentes latitudes, de 1979 a 2006. O gráfico foi criado por Andy Jacobson, do NOAA, e inclui um mapa global indicando onde as medições foram feitas, uma comparação do CO2 de Mauna Loa e do Polo Sul, expandindo-se no final para incluir as medições dos testemunhos de gelo do século XIX.
Os dados de satélites são consistentes com as medições de superfície e representam um panorama completo da concentração de CO2 global. O próximo vídeo mostra a distribuição global do CO2 na média-troposfera. Os dados são da Sonda Infravermelha de Atmosfera (AIRS) do satélite Aqua da NASA. Sobrepondo-os ao mapa global obtém-se um gráfico de CO2 igual ao observado em Mauna Loa.
Última atualização em 9 de Julho de 2010, por John Cook.
Vídeo suplementar
Como o CO2 é transportado ao redor do globo? Isso é mostrado no CarbonTracker - visualização do transporte global de CO2 ao longo de 2008 (mais em CarbonTracker).
Translation by claudiagroposo, . View original English version.
Argumento cético...