Climate Science Glossary

Term Lookup

Enter a term in the search box to find its definition.

Settings

Use the controls in the far right panel to increase or decrease the number of terms automatically displayed (or to completely turn that feature off).

Term Lookup

Settings


All IPCC definitions taken from Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Annex I, Glossary, pp. 941-954. Cambridge University Press.

Home Arguments Software Resources Comments The Consensus Project Translations About Donate

Twitter Facebook YouTube Pinterest

RSS Posts RSS Comments Email Subscribe


Climate's changed before
It's the sun
It's not bad
There is no consensus
It's cooling
Models are unreliable
Temp record is unreliable
Animals and plants can adapt
It hasn't warmed since 1998
Antarctica is gaining ice
View All Arguments...



Username
Password
Keep me logged in
New? Register here
Forgot your password?

Latest Posts

Archives

Climate Hustle

Vulcões emitem mais CO2 do que os humanos?

O que a ciência diz...

Humanos emitem 100 vezes mais CO2 do que os vulcões.

Argumento cético...

Vulcões emitem mais CO2 do que os humanos

"O incremento de CO2 na atmosfera pelos humanos deve ser considerado sob esta perspectiva.

Ao longo dos últimos 250 anos, os humanos têm adicionado à atmosfera somente uma parte em 10.000 de CO2. Uma erupção vulcânica pode fazer isso em um dia." (Ian Plimer)

A parte sólida da terra contem uma grande quantidade de carbono, muito maior do que aquela presente na atmosfera ou nos oceanos. Parte desse carbono é lentamente liberado das rochas na forma de dióxido de carbono, e através das aberturas de vulcões e fontes termais. As emissões vulcânicas são uma parte pequena mas importante do ciclo global do carbono. Revisões da literatura científica publicadas por Mörner & Etiope (2002) e Kerrick (2001) relatam uma faixa de emissões de 65 a 319 milhões de toneladas de CO2 por ano. Os argumentos contrários de que os vulcões, especialmente os vulcões submarinos, produzem quantidades de CO2 enormemente maiores do que essas estimativas não são corroboradas por nenhum artigo publicado pelos cientistas que estudam o assunto.

A queima de combustíveis fósseis e as mudanças no uso da terra resultaram na emissão de, aproximadamente, 34 bilhões de toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera, por ano, em todo o mundo, de acordo com a Administração de Informação sobre Energia dos EU (EIA). Os números das emissões a partir dos combustíveis fósseis são cerca de 100 vezes maiores do que as estimativas máximas para os fluxos de CO2 vulcânicos. Nossa compreensão sobre as descargas vulcânicas de CO2 teria que estar muito errada antes que estas pudessem ser consideradas, exceto em certo grau, como a principal contribuição para as recentes mudanças observadas na concentração de CO2 na atmosfera terrestre.

Vulcões podem—e o fazem—influenciar o clima global ao longo de um período de alguns anos, mas isso acontece pela injeção de aerossóis de sulfato na alta atmosfera durante erupções vulcânicas muito violentas, que acontecem esporadicamente a cada século. Mas isso é outra estória...

Recomendações para leituras suplementares sobre CO2 e vulcões podem ser encontradas aqui: Terry Gerlach em Earth Magazine USGS

 

Última atualização em 02 de Junho de 2017 por John Cook. Ver Arquivos

 

Argumentos Relacionados

Leitura suplementar

Tamino publicou duas análises do argumento "vulcões emitem mais CO2 do que os humanos" com base no impacto da erupção de 1991 do Pinatubo sobre os níveis de CO2 e nos registros do impacto dos super vulcões do passado sobre o CO2.

Programa Global de Vulcanismo tem uma lista de todos os vulcões com Índice de Explosividade Vulcânica (IEV) maior que 4 para os últimos 10.000 anos.

Translation by claudiagroposo, . View original English version.



The Consensus Project Website

THE ESCALATOR

(free to republish)

Smartphone Apps

iPhone
Android
Nokia

© Copyright 2018 John Cook
Home | Links | Translations | About Us | Contact Us