Por que o gelo no Mar Austral está aumentando?
O que a ciência diz...
O gelo marinho na Antártica cresceu nas últimas décadas apesar de, ao mesmo tempo, o Mar Austral ter aquecido.
O gelo no Mar Austral está aumentando
'O gelo marinho na Antártica atingiu um novo recorde em outubro de 2007, quando fotografias distribuídas pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica mostraram pinguins e outras criaturas do frio capazes de ficar mais ao norte no gelo marinho do hemisfério Sul como nunca havia sido registrado anteriormente. As notícias sobre a expansão do gelo marinho na Antártica roubaram a cena dos alarmistas do aquecimento global que afirmaram que o gelo marinho no Ártico atingira a mais baixa extensão desde 1979.' (James Taylor)
Antes de tudo, gelo marinho não deve ser confundido com gelo terrestre. A diferença parece óbvia, mas os dois costumam ser confundidos em reportagens. Gelo marinho é água do mar congelada flutuando sobre a superfície, enquanto que gelo terrestre é uma camada de gelo que se acumulou ao longo do tempo sobre o solo. A Antártica está perdendo gelo terrestre em ritmo acelerado.
No entanto, está claro que a área de gelo marinho ao redor da costa do continente está crescendo. Por que? A primeira explicação que vem à mente é que o Mar Austral deve estar esfriando. Mas, pelo contrário, o Mar Austral aqueceu cerca de 0,5°C nas últimas três décadas, desde que os satélites começaram a medir as tendências do gelo marinho.
As verdadeiras razões para o aumento do gelo é um conjunto complexo de fatores. Um fator é o aumento na precipitação sobre o Mar Austral, o que significa mais neve. No entanto, espera-se que essa tendência se reverta nas próximas décadas, à medida que a Antártica continue a aquecer.
Por último, o gelo do Mar Austral não é particularmente importante para o clima. Ao contrário do gelo terrestre, o gelo marinho não afeta os níveis do mar porque ele já está boiando na água. E, ao contrário da situação no Ártico, onde o desaparecimento do gelo marinho está tornando o Mar Ártico menos reflexivo e amplificando o aquecimento no Ártico, um declínio do gelo marinho no Mar Austral não aqueceria o clima Antártico. Desde que os climatologistas vêm estudando-o, o Mar Austral tem ficado quase sem gelo no verão, época do ano em que este receberia calor suficiente do Sol para causar um grande efeito. A questão do gelo do Mar Austral é apenas uma distração para tirar nossa atenção da questão mais importante que é o derretimento do gelo marinho do Ártico.
Concluindo, o aumento do gelo marinho no sul não contradiz o aquecimento global. O Mar Austral está de fato aquecendo, o aumento do gelo marinho se deve a uma variedade de fatores, e o gelo marinho não é tão importante para a Antártica quanto é para o Ártico.
Refutação básica escrita por James Wight
Atualizada em julho de 2015:
Videoaula relacionada ao tema, do curso online Denial101x - Making Sense of Climate Science Denial
Última atualização em 8 de julho de 2015 por pattimer. Ver Arquivos
Translation by claudiagroposo, . View original English version.
Argumento cético...