Climate Science Glossary

Term Lookup

Enter a term in the search box to find its definition.

Settings

Use the controls in the far right panel to increase or decrease the number of terms automatically displayed (or to completely turn that feature off).

Term Lookup

Settings


All IPCC definitions taken from Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Annex I, Glossary, pp. 941-954. Cambridge University Press.

Home Arguments Software Resources Comments The Consensus Project Translations About Donate

Twitter Facebook YouTube Pinterest

RSS Posts RSS Comments Email Subscribe


Climate's changed before
It's the sun
It's not bad
There is no consensus
It's cooling
Models are unreliable
Temp record is unreliable
Animals and plants can adapt
It hasn't warmed since 1998
Antarctica is gaining ice
View All Arguments...



Username
Password
Keep me logged in
New? Register here
Forgot your password?

Latest Posts

Archives

Qual a contribuição do metano no aquecimento global?

O que a ciência diz...

Embora o metano seja um gás de efeito estufa mais potente do que o CO2, há 200 vezes mais CO2 na atmosfera. Portanto, a contribuição do metano no aquecimento corresponde a 28% da contribuição do CO2.

Argumento cético...

É o metano

"Um relatório das Nações Unidas identificou o rápido crescimento mundial dos rebanhos de gado como a maior ameaça ao clima, florestas e vida selvagem. ...

 

...A pecuária é responsável por 18% dos gases de efeito estufa que causam o aquecimento global, mais do que os carros, aviões e todas as outras formas de transporte juntas.

 

A queima de combustíveis para produzir fertilizantes para as pastagens, para produzir a carne e para transportá-la - e o desmatamento para pastagens - produz 9% de todas as emissões de CO2, o gás de efeito estufa mais comum. Os arrotos e o estrume do gado emitem mais do que um terço das emissões de outro gás, o metano, que aquece o mundo 20 vezes mais rápido do que o CO2." (Geoffrey Lean)

Embora o metano seja um gás de efeito estufa mais potente do que o CO2, há 200 vezes mais CO2 na atmosfera. P.ex. - os níveis de CO2 são de 380 ppm (partes por milhão), enquanto os níveis de metano são de 1,75 ppm. Portanto, a contribuição do metano no aquecimento corresponde a 28% da contribuição do CO2. Segue um gráfico das várias forçantes que influenciam o clima (metano é o CH4, à direita acima do CO2).

Isso não quer dizer que o metano pode ser ignorado - reduzir os níveis de metano é, sem dúvida, uma meta a perseguir. A boa nova é que desde início de 1990, a tendência no aumento do metano diminuiu e até se estabilizou nos últimos anos (Dlugokencky 2003).

Atmospheric Methane Concentration

 

Última atualização em 26 de Outubro de 2016 por John Cook. Ver Arquivos

Translation by claudiagroposo, . View original English version.



The Consensus Project Website

THE ESCALATOR

(free to republish)


© Copyright 2020 John Cook
Home | Links | Translations | About Us | Privacy | Contact Us