Climate Science Glossary

Term Lookup

Enter a term in the search box to find its definition.

Settings

Use the controls in the far right panel to increase or decrease the number of terms automatically displayed (or to completely turn that feature off).

Term Lookup

Settings


All IPCC definitions taken from Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Annex I, Glossary, pp. 941-954. Cambridge University Press.

Home Arguments Software Resources Comments The Consensus Project Translations About Donate

Twitter Facebook YouTube Pinterest

RSS Posts RSS Comments Email Subscribe


Climate's changed before
It's the sun
It's not bad
There is no consensus
It's cooling
Models are unreliable
Temp record is unreliable
Animals and plants can adapt
It hasn't warmed since 1998
Antarctica is gaining ice
View All Arguments...



Username
Password
Keep me logged in
New? Register here
Forgot your password?

Latest Posts

Archives

Climate Hustle

É um ciclo de 1500 anos

O que a ciência diz...

Os ciclos naturais antigos são irrelevantes para atribuir o recente aquecimento global aos humanos

Argumento cético...

É um ciclo de 1500 anos

"Todos eles [registros climáticos do passado] mostram esse ciclo (aproximadamente 1500 anos). Ele foi descoberto em testemunhos de gelo na Groenlândia. Depois ele foi observado nos sedimentos marinhos do Oceano Atlântico. E agora ele está sendo encontrado em todo lugar, incluindo as estalagmites em cavernas. [...] ele poderia explicar o aquecimento atual." (Fred Singer)

Alguém declarar que o aquecimento global que estamos enfrentando é na verdade parte de um ciclo natural de variaçāo da temperatura global que ocorre a cada 1500 anos é interessante por dois motivos. Primeiro - contradizendo a grande maioria dos argumentos céticos que na verdade nega o aquecimento global - este argumento requer que a pessoa que está promovendo essa ideia, antes de tudo, concorde que a mudança climática está, de fato, acontecendo.

Segundo, eles também devem se recusar a aceitar o efeito estufa, uma teoria proposta há mais de 100 anos, a qual é aceita até mesmo por muitos céticos da contribuição humana para as mudanças climáticas.

O ciclo de 1500 anos, em questão, tem sido observado principalmente através dos dados coletados nos testemunhos de gelo, como um aquecimento no hemisfério norte ligado ao mesmo tempo a um arrefecimento no hemisfério sul. Portanto, este é um caso de distribuição de calor: um efeito 'gangorra' da temperatura global. O calor total dentro do sistema global permanece constante.

Em contrapartida, o aquecimento global produzido pelo homem tem sido causado pelo rápido aumento das concentrações de CO2 na atmosfera ao longo dos últimos 200 anos - aumentando para mais de 390 partes por milhão (ppm) depois de ter permanecido abaixo de 300 ppm nos 800 mil anos anteriores. E, ao contrário das variações naturais de calor, o atual aumento da temperatura causado pelo CO2 está sendo registrado em todo o mundo - na terra, no ar e nos oceanos.

Translation by claudiagroposo, . View original English version.



The Consensus Project Website

THE ESCALATOR

(free to republish)

Smartphone Apps

iPhone
Android
Nokia

© Copyright 2017 John Cook
Home | Links | Translations | About Us | Contact Us