O Manual da Desmistificação 2020
Em novembro de 2011, nós publicamos o Manual da Desmistificação. Como a atualização da página já indica, outras pesquisas foram realizadas desde então e finalmente chegou a hora de realizarmos uma revisão completa desse manual que continua sendo tão popular (são milhares de downloads em boa parte dos meses!). Os dois autores do manual original - Stephan Lewandowsky e John Cook - entraram em contato com outros pesquisadores que estudam as melhores formas de combater a desinformação e 20 deles se tornaram co-autores dessa nova versão. O resultado desse trabalho pode ser baixado agora com O Manual da Desmistificação 2020.
O manual é um documento consensual criado por um processo inovador que envolveu uma série de etapas pré-definidas, sendo que todas elas foram documentadas e estão disponíveis publicamente. Os autores foram convidados com base na sua atuação no campo de pesquisa e eles concordaram com todas as informações presentes no manual. Dessa forma, nós acreditamos que essa nova versão reflete o consenso científico sobre o combate à desinformação. Você encontrará mais informações sobre o processo de construção de consenso aqui.
O manual resume os resultados mais importantes de pesquisas da área e reúne as recomendações mais atuais de especialistas sobre o processo de desmistificação das desinformações. O conteúdo está distribuído em quatro partes:
Primeira parte:
- Desinformações podem causar danos
- De onde vem a desinformação?
- As desinformações podem ser grudentas!
- Mitos grudentos deixam outras marcas
Segunda parte:
- Se puder, evite que a desinformação se torne grudenta
- Passos simples para uma melhor alfabetização midiática
- O panorama estratégico da desmistificação
- Quem deveria desmistificar?
Terceira parte:
- O incerto efeito backfire
- O papel da visão de mundo na confirmação da crença
Quarta parte:
- Desmistifique frequentemente e adequadamente
- Ação coletiva: Desmistificando nas redes sociais
Translation by Dayane Machado. View original English version.