Climate Science Glossary

Term Lookup

Enter a term in the search box to find its definition.

Settings

Use the controls in the far right panel to increase or decrease the number of terms automatically displayed (or to completely turn that feature off).

Term Lookup

Settings


All IPCC definitions taken from Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Annex I, Glossary, pp. 941-954. Cambridge University Press.

Home Arguments Software Resources Comments The Consensus Project Translations About Donate

Twitter Facebook YouTube Pinterest

RSS Posts RSS Comments Email Subscribe


Climate's changed before
It's the sun
It's not bad
There is no consensus
It's cooling
Models are unreliable
Temp record is unreliable
Animals and plants can adapt
It hasn't warmed since 1998
Antarctica is gaining ice
View All Arguments...



Username
Password
Keep me logged in
New? Register here
Forgot your password?

Latest Posts

Archives

Climate Hustle

Como os vulcões direcionam o clima?

O que a ciência diz...

Uma queda na atividade vulcânica no início do século XX pode ter tido um efeito de aquecimento. No entanto, vulcões têm tido muito pouco impacto sobre o aquecimento global nos últimos 40 anos.

Argumento cético...

Uma queda na atividade vulcânica causou o aquecimento

"Não há dúvidas de que a Terra está aquecendo; estamos saindo da 'Pequena Idade do Gelo'. Contudo, não há provas confiáveis de que isso se deve às atividades humanas e ao dióxido de carbono. Nós estamos saindo da Pequena Idade do Gelo nos últimos 300 anos. Nós não produzimos tanto dióxido de carbono assim nesses 300 anos. A Terra vem aquecendo por um longo tempo. A Pequena Idade do Gelo foi direcionada pela atividade vulcânica. Como esta diminuiu, está ficando mais quente" (Reid Bryson)

Vulcões emitem aerossóis de sulfato que refletem a luz do sol, resfriando o planeta. Uma erupção vulcânica grande como a do Pinatubo em 1991 pode ter um efeito de resfriamento global de 0,1o-0,3oC por vários anos (Robock 1994Zielinski 2000).

Contudo, mega erupções ou uma série de erupções podem ter um efeito de resfriamento que leve décadas para desaparecer, dando a impressão de efeito de aquecimento. Estudos sobre vulcões realizados por Zielinski 2000, particularmente sobre vulcões dos últimos séculos:

Figura 1: Perturbações na profundidade óptica média anual das erupções vulcânicas

Zielinksi concluiu "a falta de qualquer atividade vulcânica climaticamente importante no período de 1920 ao início de 1950, sem dúvida, contribuiu para as condições globalmente mais amenas durante essas décadas." (Zielinski 2000).

Isso é confirmado por Hegerl 2003 que observou:

"o aquecimento do início do século XX é atribuído ao conjunto do aquecimento provocado pelo efeito estufa, à contribuição desconhecida da forçante solar, e à recuperação do período anterior de vulcanismo intenso"

Da mesma forma, Bertrand 1999 observou:

"a falta de vulcanismo durante o período de 1925-1960 poderia explicar, pelo menos em parte, a tendência de aquecimento observada nesse período". Bertrand estudou o efeito da influência solar e vulcânica sobre o clima e concluiu "claramente, elas não são suficientes para explicar o aquecimento observado no século XX e nem, mais especificamente, a tendência de aquecimento iniciada em 1970".

Em suma, a falta de atividade vulcânica teve alguma participação no aumento da temperatura na primeira metade do século XX. Contudo, sua participação é pequena sobre a tendência de aquecimento global moderna, que começou em 1970. Foster & Rahmstorf (2011) usaram a regressão linear múltipla para filtrar os efeitos da atividade solar e vulcânica, e El Niño Oscilação Sul (ENOS). Eles observaram que a atividade vulcânica, de acordo com os dados de profundidade óptica do aerossol (POA), causou um aquecimento de apenas 0,02 e 0,04oC por década, de 1979 a 2010 (Tabela 1, Figura 2), ou de cerca de 0,06 a 0,12oC na superfície e na baixa troposfera, respectivamente, desde 1979 (dos cerca de 0,5oC observados na superfície).

Tabela 1: Tendências em °C/década dos componentes de sinal devido ao IME ou MEI(Índice Multivariado do ENOS), à POA ou AOD (Profundidade Óptica do Aerossol) e à RST ou TSI (Radiação Solar Total) sobre a regressão da temperatura global, para cada um dos cinco registros de temperatura de 1979 a 2010.

table 3

Figure 7

Figura 2: Influência de fatores exógenos sobre a temperatura global a partir dos dados do GISS (Instituto Goddard de Estudos Espaciais; azul) e do RSS (Sistema de Sensoriamento Remoto; vermelho). (a) IME ou MEI; (b) POA ou AOD; (c) RST ou TSI.

Assim como Foster & Rahmstorf, Lean & Rind (2008) usaram a regressão linear múltipla para os dados de temperatura, e observaram que embora a atividade vulcânica possa justificar cerca de 10% do aquecimento global observado de 1979 a 2005, entre 1889 e 2006 a atividade vulcânica teve um efeito pequeno de resfriamento sobre as temperaturas globais. Portanto, vulcões não causaram o aquecimento global de longa duração do último século, e explicariam apenas uma pequena fração do aquecimento dos últimos 25 anos.

Diversos estudos têm usado uma variedade de abordagens estatísticas e físicas para determinar a contribuição dos gases de efeito estufa e outros efeitos sobre o aquecimento global observado, como os de Foster & Rahmstorf e Lean & Rind.  E, assim como nesses estudos, observaram que vulcões têm tido uma contribuição relativamente pequena para o aquecimento global e que, de fato, é provável que tenham tido um efeito de resfriamento nos últimos 50-65 anos (Figura 3).

volcanic attribution

Figura 3: Contribuição dos vulcões sobre o aquecimento global de acordo com vários estudos de referência, revisados por pares

 

Última atualização em 4 de Novembro de 2016 por dana1981. Ver Arquivos

 

Argumentos relacionados

Translation by claudiagroposo, . View original English version.



The Consensus Project Website

THE ESCALATOR

(free to republish)

Smartphone Apps

iPhone
Android
Nokia

© Copyright 2018 John Cook
Home | Links | Translations | About Us | Contact Us