Climate Science Glossary

Term Lookup

Enter a term in the search box to find its definition.

Settings

Use the controls in the far right panel to increase or decrease the number of terms automatically displayed (or to completely turn that feature off).

Term Lookup

Settings


All IPCC definitions taken from Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Annex I, Glossary, pp. 941-954. Cambridge University Press.

Home Arguments Software Resources Comments The Consensus Project Translations About Donate

Twitter Facebook YouTube Pinterest

RSS Posts RSS Comments Email Subscribe


Climate's changed before
It's the sun
It's not bad
There is no consensus
It's cooling
Models are unreliable
Temp record is unreliable
Animals and plants can adapt
It hasn't warmed since 1998
Antarctica is gaining ice
View All Arguments...



Username
Password
Keep me logged in
New? Register here
Forgot your password?

Latest Posts

Archives

Climate Hustle

A perda de gelo no Monte Kilimanjaro se deve ao uso da terra

O que a ciência diz...

A redução da geleira do Monte Kilimanjaro é complexa e não se deve somente ao aquecimento global. No entanto, isso não significa que a Terra não está aquecendo. Existem grandes evidências de que a temperatura média da Terra vem aumentando nos últimos 100 anos e o declínio das geleiras de média e alta altitudes é uma das principais peças dessa evidência.

Argumento cético...

A perda de gelo no Monte Kilimanjaro se deve ao uso da terra

'Gore alega que a cobertura de neve no topo do Monte Kilimanjaro, na África, está diminuindo e que o aquecimento global é o culpado. Ainda de acordo com a edição de Novembro de 2003 da revista Nature, "Embora sejamos tentados a culpar o aquecimento global pela perda de gelo, pesquisadores acreditam que o desmatamento no sopé das montanhas é o réu mais provável. Sem a umidade das florestas, os ventos que antes carregavam água, agora estão secos. Sem um reabastecimento de água, o gelo está evaporando sob o forte sol equatorial."' (James Taylor)

De fato, o desmatamento parece estar causando a redução da geleira do Monte Kilimanjaro, portanto, Gore entendeu isso errado. Porém, Philip Mote, autor do estudo da Nature, colocou isso de forma razoável: "O fato de que a perda de gelo no Monte Kilimanjaro não possa ser usada como uma prova do aquecimento global não significa que a Terra não está aquecendo. Há amplas e conclusivas evidências de que a temperatura média da Terra tem aumentado nos últimos 100 anos, e que o declínio das geleiras de média e alta altitudes é uma das principais peças dessa evidência."

Translation by claudiagroposo, . View original English version.



The Consensus Project Website

THE ESCALATOR

(free to republish)

Smartphone Apps

iPhone
Android
Nokia

© Copyright 2017 John Cook
Home | Links | Translations | About Us | Contact Us