500 cientistas rejeitam o consenso?
O que a ciência diz...
Uma análise rigorosa dos estudos que supostamente desmentem o aquecimento global causado pelo homem mostra que muitos desses artigos não o fazem de fato. Os poucos artigos que rejeitam o aquecimento global causado pelo homem apenas repetem mitos já desmentidos.
500 cientistas rejeitam o consenso
"De acordo com uma reportagem do WorldNet Daily, mais de 500 cientistas publicaram evidências que desmentem o temor atual do aquecimento global causado pelo homem, segundo uma nova análise de artigos científicos feita pelo Instituto Hudson." (American Conservative Daily)
O mais recente ataque ao consenso sobre o aquecimento global veio de Dennis Avery e Fred Singer, que afirmam ter encontrado 500 artigos revisados que rejeitam que as últimas décadas de aquecimento global são, essencialmente, antrópicas. Tentativas anteriores de encontrar estudos céticos revisados tendem a recategorizar artigos como céticos independente da intenção do autor ou mesmo do conteúdo. Avery e Singer parecem continuar essa tradição.
Embora seu comunicado de imprensa contenha muitos mitos céticos, o tema mais recorrente é que mais de 300 estudos mostram que o clima mudou no passado e/ou que está relacionado ao Sol. Tamino do Open Mind fez um bom trabalho explicando os 1500 anos de ciclos naturais (ou eventos Dansgaard-Oeschger) juntando alguns links úteis de estudos relevantes. Eu também abordei a ideia de que se o clima mudou naturalmente no passado, então deve ser natural agora.
Quanto à conexão do Sol com o aquecimento global (ou à falta dela), existem muitos dados empíricos e muitos estudos sobre o tópico que concluíram que a contribuição do Sol para o aquecimento global era mínima. No entanto, culpar o Sol pelas mudanças climáticas é algo intuitivo - parafraseando a Grande Farsa sobre o Aquecimento Global: "humano pequeno...Sol grande". Difícil de refutar esse tipo de lógica de botequim. Entretanto, vou ter outra chance de quebrar a lógica por trás do porque nós sabemos que as variações solares não estão causando o aquecimento global:
- O Sol esteve intimamente correlacionado com a temperatura no passado e tem sido um dos principais impulsionadores do clima
- A correlação terminou nos anos 70 quando a tendência de aquecimento global moderna começou
- Portanto, o Sol não pode ser a força impulsionadora do aquecimento global das últimas décadas
Figura 1: Mudança na temperatura global anual (vermelho claro) com média móvel da temperatura de 11 anos (vermelho escuro). Fonte: NASA GISS. Irradiação solar total anual (azul claro) com média móvel de IST de 11 anos (azul escuro). Fonte: Solanki (de 1880 a 1978); PMOD (de 1979 a 2009).
Em outras palavras, todos os estudos que mostram uma correlação entre atividade solar e a temperatura no passado servem somente para enfatizar o fato de que a correlação não existe mais. Ao invés de rejeitar o consenso, acabam por reforçá-lo.
Refutação intermediária escrita por John Cook.
Atualizado em julho de 2015:
Clique no link para assistir uma videoaula relacionada ao tema Denial101x - Making Sense of Climate Science Denial
Última atualização em 15 de julho de 2015 por pattimer. Ver Arquivos
Translation by claudiagroposo, . View original English version.
Argumento cético...