Climate Science Glossary

Term Lookup

Enter a term in the search box to find its definition.

Settings

Use the controls in the far right panel to increase or decrease the number of terms automatically displayed (or to completely turn that feature off).

Term Lookup

Settings


All IPCC definitions taken from Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Annex I, Glossary, pp. 941-954. Cambridge University Press.

Home Arguments Software Resources Comments The Consensus Project Translations About Donate

Twitter Facebook YouTube Pinterest MeWe

RSS Posts RSS Comments Email Subscribe


Climate's changed before
It's the sun
It's not bad
There is no consensus
It's cooling
Models are unreliable
Temp record is unreliable
Animals and plants can adapt
It hasn't warmed since 1998
Antarctica is gaining ice
View All Arguments...



Username
Password
New? Register here
Forgot your password?

Latest Posts

Archives

500 cientistas rejeitam o consenso?

O que a ciência diz...

Uma análise rigorosa dos estudos que supostamente desmentem o aquecimento global causado pelo homem mostra que muitos desses artigos não o fazem de fato. Os poucos artigos que rejeitam o aquecimento global causado pelo homem apenas repetem mitos já desmentidos.

Argumento cético...

500 cientistas rejeitam o consenso

"De acordo com uma reportagem do WorldNet Daily, mais de 500 cientistas publicaram evidências que desmentem o temor atual do aquecimento global causado pelo homem, segundo uma nova análise de artigos científicos feita pelo Instituto Hudson." (American Conservative Daily)

O mais recente ataque ao consenso sobre o aquecimento global veio de Dennis Avery e Fred Singer, que afirmam ter encontrado 500 artigos revisados que rejeitam que as últimas décadas de aquecimento global são, essencialmente, antrópicas. Tentativas anteriores de encontrar estudos céticos revisados tendem a recategorizar artigos como céticos independente da intenção do autor ou mesmo do conteúdo. Avery e Singer parecem continuar essa tradição.

Embora seu comunicado de imprensa contenha muitos mitos céticos, o tema mais recorrente é que mais de 300 estudos mostram que o clima mudou no passado e/ou que está relacionado ao Sol. Tamino do Open Mind fez um bom trabalho explicando os 1500 anos de ciclos naturais (ou eventos Dansgaard-Oeschger) juntando alguns links úteis de estudos relevantes. Eu também abordei a ideia de que se o clima mudou naturalmente no passado, então deve ser natural agora.

Quanto à conexão do Sol com o aquecimento global (ou à falta dela), existem muitos dados empíricos e muitos estudos sobre o tópico que concluíram que a contribuição do Sol para o aquecimento global era mínima. No entanto, culpar o Sol pelas mudanças climáticas é algo intuitivo - parafraseando a Grande Farsa sobre o Aquecimento Global: "humano pequeno...Sol grande". Difícil de refutar esse tipo de lógica de botequim. Entretanto, vou ter outra chance de quebrar a lógica por trás do porque nós sabemos que as variações solares não estão causando o aquecimento global:

  1. O Sol esteve intimamente correlacionado com a temperatura no passado e tem sido um dos principais impulsionadores do clima
  2. A correlação terminou nos anos 70 quando a tendência de aquecimento global moderna começou
  3. Portanto, o Sol não pode ser a força impulsionadora do aquecimento global das últimas décadas

Global Temperature vs Solar Activity (Total Solar Irradiance)
Figura 1: Mudança na temperatura global anual (vermelho claro) com média móvel da temperatura de 11 anos (vermelho escuro). Fonte: NASA GISS. Irradiação solar total anual (azul claro) com média móvel de IST de 11 anos (azul escuro). Fonte: Solanki (de 1880 a 1978); PMOD (de 1979 a 2009).

Em outras palavras, todos os estudos que mostram uma correlação entre atividade solar e a temperatura no passado servem somente para enfatizar o fato de que a correlação não existe mais. Ao invés de rejeitar o consenso, acabam por reforçá-lo.

Refutação intermediária escrita por John Cook.


Atualizado em julho de 2015:

Clique no link para assistir uma videoaula relacionada ao tema Denial101x - Making Sense of Climate Science Denial

 

Última atualização em 15 de julho de 2015 por pattimer. Ver Arquivos

 

Translation by claudiagroposo, . View original English version.



The Consensus Project Website

THE ESCALATOR

(free to republish)


© Copyright 2020 John Cook
Home | Links | Translations | About Us | Privacy | Contact Us