Climate Science Glossary

Term Lookup

Enter a term in the search box to find its definition.

Settings

Use the controls in the far right panel to increase or decrease the number of terms automatically displayed (or to completely turn that feature off).

Term Lookup

Settings


All IPCC definitions taken from Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Annex I, Glossary, pp. 941-954. Cambridge University Press.

Home Arguments Software Resources Comments The Consensus Project Translations About Donate

Twitter Facebook YouTube Pinterest MeWe

RSS Posts RSS Comments Email Subscribe


Climate's changed before
It's the sun
It's not bad
There is no consensus
It's cooling
Models are unreliable
Temp record is unreliable
Animals and plants can adapt
It hasn't warmed since 1998
Antarctica is gaining ice
View All Arguments...



Username
Password
New? Register here
Forgot your password?

Latest Posts

Archives

Oceanos estão sofrendo acidificação pelo CO2 absorvido

O que a ciência diz...

Medições de isótopos de carbono e redução dos níveis de oxigênio na atmosfera mostram que o aumento do dióxido de carbono se deve à queima de combustíveis fósseis e que este não pode vir do oceano.

Argumento cético...

O CO2 está vindo do oceano 

"A solubilidade do dióxido de carbono na água está listada no Manual de Química e Física como uma função dependente da temperatura. ... Os valores crescentes do dióxido de carbono atmosférico durante as medições em Mauna Loa poderiam, claramente, ser uma função da solubilidade reduzida do CO2 nos oceanos do planeta." (Watts Up With That)

Podemos ter certeza de que o CO2 extra na atmosfera está vindo da oxidação dos combustíveis fósseis e não da emissão de gases do oceano ou de fontes do solo/terra através de duas observações.

1. Redução do oxigênio

O oxigênio atmosférico está caindo na mesma quantidade que o CO2 atmosférico está subindo. O oxigênio é tão abundante, cerca de 21% (209.500 ppm), que não corremos o risco dele acabar; a mudança no oxigênio simplesmente mostra que, qualquer que seja a fonte de CO2 na atmosfera, o carbono é proveniente da oxidação de compostos de carbono reduzido e o oxigênio vem do gás oxigênio na atmosfera. Ou seja, o CO2 extra não foi liberado na forma de CO2 de uma fonte desconhecida mas, ao invés disso, algum composto de carbono reduzido foi queimado na atmosfera para produzir CO2. Ver: 3o. Relatório do IPCC AR3WG1 Seção 3.5.1, especialmente Figura 3.4.

2. Emissões de CO2 provenientes de combustíveis fósseis

Naturalmente, qualquer explicação alternativa para a fonte de CO2 na atmosfera também tem que identificar para onde as 30 bilhões de toneladas anuais de CO2, provenientes da queima de combustíveis fósseis, vão parar.

Atualmente, o CO2 atmosférico está aumentando em cerca de 2 ppmv por ano (ou 16 bilhões de toneladas). Ou seja, apenas cerca da metade do CO2 que liberamos permanece na atmosfera. A redução do pH nos oceanos corresponde à maioria do CO2 "perdido", e, portanto, também podemos ter certeza de que as mudanças no uso da terra não são uma importante fonte/reservatório. Aviso: as mudanças no uso da terra e biomassa certamente absorvem muito CO2, uma parte simplesmente rebrota nas florestas etc., mas o ponto é que o aumento de CO2 na atmosfera demonstra claramente que essas fontes não absorvem o suficiente.

Resumindo:

Quantidade de CO2
na atmosfera
 +  Quantidade de CO2
nos oceanos
  =    Emissões de CO2 provenientes
da queima de combustíveis fósseis

Agradecimentos: este post foi escrito pelo oceanógrafo químico da Nova Zelândia, Doug Mackie.


Atualizado em Julho de 2015:

Videoaula relacionada ao tema, do curso online Denial101x - Making Sense of Climate Science Denial

 

Última atualização em 10 de Julho de 2015 por pattimer. Ver Arquivos

Translation by claudiagroposo, . View original English version.



The Consensus Project Website

THE ESCALATOR

(free to republish)


© Copyright 2020 John Cook
Home | Links | Translations | About Us | Privacy | Contact Us