Climate Science Glossary

Term Lookup

Enter a term in the search box to find its definition.

Settings

Use the controls in the far right panel to increase or decrease the number of terms automatically displayed (or to completely turn that feature off).

Term Lookup

Settings


All IPCC definitions taken from Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Annex I, Glossary, pp. 941-954. Cambridge University Press.

Home Arguments Software Resources Comments The Consensus Project Translations About Donate

Twitter Facebook YouTube Pinterest

RSS Posts RSS Comments Email Subscribe


Climate's changed before
It's the sun
It's not bad
There is no consensus
It's cooling
Models are unreliable
Temp record is unreliable
Animals and plants can adapt
It hasn't warmed since 1998
Antarctica is gaining ice
View All Arguments...



Username
Password
Keep me logged in
New? Register here
Forgot your password?

Latest Posts

Archives

Climate Hustle

Aerossóis têm mascarado parcialmente o aquecimento global provocado pelo homem

O que a ciência diz...

A tendência de escurecimento global se reverteu por volta de 1990 - 15 anos depois do início da tendência de aquecimento global, em meados de 1970.

Argumento cético...

São os aerossóis

Uma névoa em dispersão revelando o verdadeiro aquecimento global? (Kerr 2007) aponta que a névoa que reflete a luz solar e esfria a maior parte do planeta, parece ter diminuído na última década. Se for, a redução não explicaria um século de aquecimento global, mas poderia explicar o aquecimento global inesperadamente forte dos últimos anos, a perda acelerada de gelo glacial e a maior parte do aumento do nível do mar.

A tendência de escurecimento global se reverteu por volta de 1990 - 15 anos depois do início da tendência de aquecimento global, em meados de 1970. Portanto, não é possível explicar o que começou a tendência global de aquecimento. Os aerossóis têm um efeito de resfriamento no clima da Terra. Quando os aerossóis diminuem, o resultado é uma falta de resfriamento, não um efeito de aquecimento. Isso não é apenas semântica - tire os aerossóis da equação e, na ausência de outras forçantes, as temperaturas globais permanecerão estáveis.

Então, o que está impulsionando o aquecimento? No passado, variações solares foram o principal direcionador das mudanças climáticas. Uma comparação da atividade solar e da temperatura dos últimos 1.150 anos mostra uma correlação próxima entre atividade solar e temperatura. Contudo, essa correlação termina por volta dos anos 1980 quando as temperaturas começaram a subir, mas os níveis de atividade solar permaneceram estáveis.

Outro suspeito nas mudanças climáticas é a radiação cósmica, que acredita-se que aumenta a cobertura de nuvens (logo, resfriando a Terra). Contudo, novamente  não há correlação entre temperatura e fluxo de raios cósmicos, desde 1970. De fato, todos os suspeitos usuais das mudanças climáticas - atividade vulcânica, oscilações orbitais, variações solares, estiveram notavelmente ausentes nos últimos 30 anos de aquecimento global.

A única forçante que causa aquecimento e também se correlaciona com o aumento atual da temperatura é o CO2 atmosférico. Ele subiu 100 partes por milhão ao longo dos últimos 120 anos - no passado, esse tipo de mudança levava 5.000 a 20.000 anos. Como o CO2 subiu ao longo do século 20, o único mistério é porquê, de fato, as temperaturas globais diminuíram entre 1950 e 1980. Eu até li um estudo em 1980 onde o pesquisador levantada a questão "por que não estamos vendo nenhum aquecimento global com todo esse CO2 no ar?".

A resposta agora está clara, com base nos recentes estudos sobre os níveis de aerossóis e escurecimento global. Os aerossóis atmosféricos causaram um escurecimento global (p.ex. - menos radiação chegando à Terra) de 1950 a 1985. Em meados dos anos 80, a tendência se reverteu e os níveis de radiação na superfície da Terra começaram a clarear. De 1950 até meados dos 80, o efeito de resfriamento dos aerossóis mascarou o efeito de aquecimento do CO2. Quando o resfriamento dos aerossóis terminou, iniciou a atual tendência global de aquecimento.

Refutação intermediária escrita por John Cook.

Atualizado em Agosto de 2015:

Segue link para uma vídeo-aula relacionada ao assunto Denial101x - Making Sense of Climate Science Denial

 

Última atualização em 4 de Agosto de 2015 por MichaelK. Ver Arquivos

Translation by claudiagroposo, . View original English version.



The Consensus Project Website

THE ESCALATOR

(free to republish)


© Copyright 2019 John Cook
Home | Links | Translations | About Us | Privacy | Contact Us