Aerossóis têm mascarado parcialmente o aquecimento global provocado pelo homem
O que a ciência diz...
A tendência de escurecimento global se reverteu por volta de 1990 - 15 anos depois do início da tendência de aquecimento global, em meados de 1970.
São os aerossóis
Uma névoa em dispersão revelando o verdadeiro aquecimento global? (Kerr 2007) aponta que a névoa que reflete a luz solar e esfria a maior parte do planeta, parece ter diminuído na última década. Se for, a redução não explicaria um século de aquecimento global, mas poderia explicar o aquecimento global inesperadamente forte dos últimos anos, a perda acelerada de gelo glacial e a maior parte do aumento do nível do mar.
A tendência de escurecimento global se reverteu por volta de 1990 - 15 anos depois do início da tendência de aquecimento global, em meados de 1970. Portanto, não é possível explicar o que começou a tendência global de aquecimento. Os aerossóis têm um efeito de resfriamento no clima da Terra. Quando os aerossóis diminuem, o resultado é uma falta de resfriamento, não um efeito de aquecimento. Isso não é apenas semântica - tire os aerossóis da equação e, na ausência de outras forçantes, as temperaturas globais permanecerão estáveis.
Então, o que está impulsionando o aquecimento? No passado, variações solares foram o principal direcionador das mudanças climáticas. Uma comparação da atividade solar e da temperatura dos últimos 1.150 anos mostra uma correlação próxima entre atividade solar e temperatura. Contudo, essa correlação termina por volta dos anos 1980 quando as temperaturas começaram a subir, mas os níveis de atividade solar permaneceram estáveis.
Outro suspeito nas mudanças climáticas é a radiação cósmica, que acredita-se que aumenta a cobertura de nuvens (logo, resfriando a Terra). Contudo, novamente não há correlação entre temperatura e fluxo de raios cósmicos, desde 1970. De fato, todos os suspeitos usuais das mudanças climáticas - atividade vulcânica, oscilações orbitais, variações solares, estiveram notavelmente ausentes nos últimos 30 anos de aquecimento global.
A única forçante que causa aquecimento e também se correlaciona com o aumento atual da temperatura é o CO2 atmosférico. Ele subiu 100 partes por milhão ao longo dos últimos 120 anos - no passado, esse tipo de mudança levava 5.000 a 20.000 anos. Como o CO2 subiu ao longo do século 20, o único mistério é porquê, de fato, as temperaturas globais diminuíram entre 1950 e 1980. Eu até li um estudo em 1980 onde o pesquisador levantada a questão "por que não estamos vendo nenhum aquecimento global com todo esse CO2 no ar?".
A resposta agora está clara, com base nos recentes estudos sobre os níveis de aerossóis e escurecimento global. Os aerossóis atmosféricos causaram um escurecimento global (p.ex. - menos radiação chegando à Terra) de 1950 a 1985. Em meados dos anos 80, a tendência se reverteu e os níveis de radiação na superfície da Terra começaram a clarear. De 1950 até meados dos 80, o efeito de resfriamento dos aerossóis mascarou o efeito de aquecimento do CO2. Quando o resfriamento dos aerossóis terminou, iniciou a atual tendência global de aquecimento.
Refutação intermediária escrita por John Cook.
Atualizado em Agosto de 2015:
Segue link para uma vídeo-aula relacionada ao assunto Denial101x - Making Sense of Climate Science Denial
Última atualização em 4 de Agosto de 2015 por MichaelK. Ver Arquivos
Translation by claudiagroposo, . View original English version.
Argumento cético...