Climate Science Glossary

Term Lookup

Enter a term in the search box to find its definition.

Settings

Use the controls in the far right panel to increase or decrease the number of terms automatically displayed (or to completely turn that feature off).

Term Lookup

Settings


All IPCC definitions taken from Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Annex I, Glossary, pp. 941-954. Cambridge University Press.

Home Arguments Software Resources Comments The Consensus Project Translations About Donate

Twitter Facebook YouTube Pinterest

RSS Posts RSS Comments Email Subscribe


Climate's changed before
It's the sun
It's not bad
There is no consensus
It's cooling
Models are unreliable
Temp record is unreliable
Animals and plants can adapt
It hasn't warmed since 1998
Antarctica is gaining ice
View All Arguments...



Username
Password
Keep me logged in
New? Register here
Forgot your password?

Latest Posts

Archives

Climate Hustle

A Groelândia está ganhando ou perdendo gelo?  

O que a ciência diz...

A Groelândia toda está perdendo gelo, como confirmado por diversas medições via satélite e em campo.

Argumento cético...

A Groelândia está ganhando gelo

“Mesmo que fosse verdade que o gelo da Groelândia esteja derretendo a 'níveis recorde', depois de sete anos e meio de um resfriamento global o aquecimento global não pode ser a causa [do derretimento]. A verdadeira situação da Groelândia pode ser observada no artigo de Johannessen et al. (2005), no qual a altimetria via satélite mostrou que a espessura média de todo o manto de gelo da Groelândia aumentou a uma taxa de 2 polegadas [5,08 cm] por ano - um total de quase 2 pés [0,61m] - entre 1993 e 2003." (Christopher Monckton)

Confusões causadas por anedotas de estruturas sendo enterradas pela acumulação de neve no manto de gelo da Groelândia levaram alguns céticos a acreditarem que a Groelândia está ganhando gelo. Como sempre, a melhor maneira de descobrir a verdade é acompanhando as pesquisas de cientistas que investigam o balanço de massa do gelo da Groelândia.

De modo geral, a literatura científica mais atualizada nos diz que a Groelândia está perdendo gelo extensivamente (Figura 1) e que essas perdas aumentaram dramaticamente desde o ano 2000.


Figura 1: Mudanças estimadas no balanço de massa do manto de gelo da Groelândia utilizando três diferentes métodos (Jiang 2010). As técnicas utilizadas para medir o balanço de massa são discutidas aqui.

As evidências observadas por uma variedade de técnicas diferentes sugere que, não apenas a Groelândia está perdendo gelo, mas também que essas perdas estão aumentando em ritmo acelerado (Velicogna 2009). Outras evidências sugerem que, apesar das perdas de gelo até há pouco terem ocorrido nas porções sul e sudoeste da Groelândia, recentemente essas perdas têm ocorrido também na porção noroeste do manto de gelo (Khan et al 2010). 

Apesar de ter ocorrido algum ganho em elevadas altitudes, a perda de gelo é significativa em baixas altitudes (Wouters 2008) e ao longo da costa, onde o gelo está se desprendendo das geleiras para o oceano muito mais rápido do que o que é acumulado nas elevadas altitudes (Rignot and Kanagaratnam 2006). 

Deste modo, a Groelândia está perdendo muito mais gelo ao longo da costa onde o rápido fluxo de gelo empurra mais gelo ainda para os oceanos do que está ganhando no interior. Para mais informações sobre perdas de massa dos mantos de gelo, uma discussão mais aprofundada está disponível aqui. [em inglês]

Refutação a nível básico escrita por Robert Way


Atualização em Julho de 2015:

A seguir uma vídeo-aula relacionada ao assunto, do curso Denial101x - Making Sense of Climate Science Denial

 

Translation by Luciano Marquetto, . View original English version.



The Consensus Project Website

THE ESCALATOR

(free to republish)


© Copyright 2019 John Cook
Home | Links | Translations | About Us | Privacy | Contact Us