Climate Science Glossary

Term Lookup

Enter a term in the search box to find its definition.

Settings

Use the controls in the far right panel to increase or decrease the number of terms automatically displayed (or to completely turn that feature off).

Term Lookup

Settings


All IPCC definitions taken from Climate Change 2007: The Physical Science Basis. Working Group I Contribution to the Fourth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change, Annex I, Glossary, pp. 941-954. Cambridge University Press.

Home Arguments Software Resources Comments The Consensus Project Translations About Donate

Twitter Facebook YouTube Pinterest

RSS Posts RSS Comments Email Subscribe


Climate's changed before
It's the sun
It's not bad
There is no consensus
It's cooling
Models are unreliable
Temp record is unreliable
Animals and plants can adapt
It hasn't warmed since 1998
Antarctica is gaining ice
View All Arguments...



Username
Password
Keep me logged in
New? Register here
Forgot your password?

Latest Posts

Archives

Climate Hustle

Por que existem poucas estações meteorológicas e qual o efeito disso?

O que a ciência diz...

As estações removidas mostram mais aquecimento do que as estações mantidas.

Argumento cético...

As estações removidas introduzem um viés de aquecimento

'Dois pesquisadores Americanos alegam que cientistas do governo dos EUA têm distorcido as tendências das temperaturas globais ignorando os dados de milhares de estações meteorológicas locais ao redor do mundo, particularmente aquelas nas altitudes superiores e mais ao norte, tais como no Canadá.' (Vancouver Sun)

Um argumento cético muito citado é que a redução nas estações de medição de temperatura durante os anos 1990 introduziu um aumento na tendência de aquecimento. O argumento se baseia na premissa apresentada por alguns céticos de que as estações que mostram mais aquecimento foram mantidas e aquelas que mostram menos aquecimento foram removidas. A razão para essa suposição é que durante os anos 1990 houve uma grande redução no número de estações meteorológicas sendo usadas na análise da temperatura global.

A fim de testar esta teoria, vários pesquisadores independentes (TaminoRon BrobergZeke HausfatherJoseph em Residual Analysis e outros no Clear Climate Code Project) têm calculado se as estações retiradas mostravam menos aquecimento do que as mantidas. Os resultados? Alguns não encontraram diferença e outros encontraram que as estações removidas mostram mais aquecimento.

Além disso, é importante também ressaltar que os métodos usados nas análises da temperatura global tornam-as robustas com relação à perda de estações porque utilizam técnicas que incorporam múltiplas estações próximas na análise de uma região individual.

Assim, para concluir: pesquisadores independentes têm demonstrado que não é verdadeira a alegação de que as estações mais frias foram removidas. De fato, as evidências sugerem que se essas estações fossem incluídas, o aquecimento seria ligeiramente maior.

Última atualização em 23 de Outubro de 2016, por Robert Way. Ver Arquivos

Translation by claudiagroposo, . View original English version.



The Consensus Project Website

THE ESCALATOR

(free to republish)


© Copyright 2019 John Cook
Home | Links | Translations | About Us | Privacy | Contact Us