Um argumento cético muito citado é que a redução nas estações de medição de temperatura durante os anos 1990 introduziu um aumento na tendência de aquecimento. O argumento se baseia na premissa apresentada por alguns céticos de que as estações que mostram mais aquecimento foram mantidas e aquelas que mostram menos aquecimento foram removidas. A razão para essa suposição é que durante os anos 1990 houve uma grande redução no número de estações meteorológicas sendo usadas na análise da temperatura global.
A fim de testar esta teoria, vários pesquisadores independentes (Tamino, Ron Broberg, Zeke Hausfather, Joseph em Residual Analysis e outros no Clear Climate Code Project) têm calculado se as estações retiradas mostravam menos aquecimento do que as mantidas. Os resultados? Alguns não encontraram diferença e outros encontraram que as estações removidas mostram mais aquecimento.
Além disso, é importante também ressaltar que os métodos usados nas análises da temperatura global tornam-as robustas com relação à perda de estações porque utilizam técnicas que incorporam múltiplas estações próximas na análise de uma região individual.
Assim, para concluir: pesquisadores independentes têm demonstrado que não é verdadeira a alegação de que as estações mais frias foram removidas. De fato, as evidências sugerem que se essas estações fossem incluídas, o aquecimento seria ligeiramente maior.
Última atualização em 23 de Outubro de 2016, por Robert Way. Ver Arquivos
Argumento cético...